fbpx

Uma dose de esperança.

Sim, gostaria que essa dose fosse a vacina para todos, mas é uma dose econômica, digamos assim. Estamos vendo o quarto mês consecutivo com alta nas contratações de funcionários e geração de empregos no Brasil, e isso é ou não é animador? Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e desempregados divulgados pelo Ministério da Economia, nessa última quarta, dia 26, o Brasil criou quase 121 mil novos postos de trabalho, o que significa que, apesar das demissões, há uma dose de esperança.

A vacinação em massa é esperada até o final de 2021, e com isso, já há especulações por estudos econômicos e de comportamento de mercado, de quais setores que estarão no topo das contratações quando o cenário for efetivamente pós pandêmico. A retração no setor de turismo, incluindo a gastronomia e a hotelaria, é visível. Muitos estabelecimentos fechados, outros, em capacidade reduzida, e, esse setor também é a aposta de nós economistas para alavancar também as contratações.

O setor de serviços foi, sem sombra de dúvidas, o maior afetado pelas medidas de distanciamento causadas pela Covid-19. Dados do Ministério da Economia mostram que mais de 46% das demissões. Os serviços de beleza, como salões, também entram na lista como expectativa de melhoria e aumento nas contratações.

Não é o aumento que gostaríamos, porque, afinal, esse aumento tende a acontecer nos setores da economia que mais sofreram, então é necessário que haja uma alavancagem para retornar ao patamar de antes da pandemia. O setor, em 2020, teve um desempenho quase 45% inferior ao ano de 2019, o motivo, todos nós já conhecemos. Ao final do ano de 2020, houve um leve aumento e quando achávamos que ia continuar crescendo, veio o que muitos chamam de “terceira onda” e levou tudo aeroporto abaixo. 
Eu preciso dizer que sim: não vejo a hora de retomar as viagens e conhecer novos destinos do Brasil e do mundo e pode respirar tranquila, ajudando a economia hoteleira e outros setores de serviços, voltar a crescer.

E você, também não vê a hora de arrumar as malas?
Um abraço e até mais!

Samara Sarmento
Mestre em Economia pela UFPE, Bacharel em Administração, com especialização em Gestão de Marketing. Docente do IFPE, atuando nas áreas de Gestão, Negócios, Finanças e Economia Local. 
@samarasarmento
@amo.investir

Deixe seu comentário