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6 caminhos para enfrentar a crise do setor cultural na pandemia

Que os impactos gerados com a pandemia de Covid-19 sobre a cultura são enormes, isso é óbvio. Dados da pesquisa Percepção dos Impactos da Covid-19 nos setores cultural e criativo do Brasil (ICC Covid19) apontaram que mais de 40% de organizações culturais perderam entre 50% e 100% de receita em 2020. Diante disso, a questão chave é: quais os caminhos para contornar essa crise que assombra o setor cultural?

Mesmo em um cenário de reabertura econômica, é necessário entender que há uma fragilidade latente da cadeia produtiva da cultura no Brasil. Para isso ser contornado a longo prazo, é preciso um esforço conjunto entre poderes públicos, coletivos, empreendedores, produtores e artistas para que a retomada do setor cultural não seja só “voltar a fazer eventos com aglomeração”.

Nesse sentido, a partir das mais de 2.600 respostas de agentes culturais à pesquisa ICC Covid 19, reunimos 6 caminhos para retomar o desenvolvimento do setor cultural no Brasil de uma maneira estratégica e que mire o futuro. Confira.

1.Auxílio

Medidas emergenciais para artistas são, a curto prazo, uma forma de contornar a falta de renda e a ausência de eventos culturais de grande porte pelo país, como é o caso do São João de Caruaru. Há diferentes iniciativas públicas que vêm dando suporte ao setor cultural local: criação de fundos emergenciais, remanejamento de recursos e iniciativas privadas de marketing social estão entre esses caminhos possíveis.

2.Acesso a informações

Também de acordo com a pesquisa, 18,69% dos entrevistados gostariam de obter acesso a informações direcionadas ao setor cultural no que se refere ações de retomada e de enfrentamento à Covid-19. Já 16,7% sentem falta de acesso a informações sobre o que fazer no processo de reabertura econômica.

3.Networking

É necessária a criação e ampliação de redes que mapeiem oportunidades e integração entre agentes, produtores, artistas e financiadores por todo o Brasil. Essa é uma medida apontada por 17% dos entrevistados da pesquisa sobre impactos no setor cultural. Um exemplo prático no meio digital desse tipo de networking é o Prosas, iniciativa que conecta empresas a empreendedores culturais no país.

4.Consultoria

O tópico anterior parece estar ligado diretamente à necessidade de consultorias voltadas para o segmento cultural. Para 13,88% das pessoas entrevistadas, é preciso um acompanhamento especializado a fim de buscar soluções para seus empreendimentos diante da pandemia.

5.Apoio psicológico

Os efeitos da pandemia no acesso à saúde somados aos impactos referentes à economia e convívio social geraram abalo direto na nossa estrutura emocional. Para 13,75% dos agentes entrevistados, o apoio psicológico é importante na situação atual. Aliás, 30% dos brasileiros afirmam ter procurado serviços de apoio à saúde mental nesse período. Encontramos, inclusive, um mapeamento de profissionais de atenção psicossocial que você pode consultar nessa reportagem do G1.

6.Treinamento

Além de consultoria especializada no setor cultural, 12,96% dos candidatos afirmam precisar de treinamentos. Capacitação e mais conhecimentos são fundamentais para preparar trabalhadores e empreendedores culturais para buscar financiamentos, patrocínios, especializações na área de atuação e até em processos de transformação digital de seus projetos ou produtos culturais.

É necessário olhar muito além do intervalo de 2021 para 2022. O tempo é de construir caminhos sólidos para a produção artística e cultural no Brasil. Devemos pensar, sobretudo, os que os empreendimentos culturais e criativos também ajudam na recuperação do bem-estar da população, por se tratar da manifestação da nossa própria identidade brasileira.

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Johnny Pequeno
Jornalista, Produtor audiovisual e Diretor da @produtoravertigo

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