Já estão abertas as inscrições gratuitas para as oficinas da Mostra de Cinema Poesia na Tela, que será realizada de forma virtual de 21 a 23 de abril deste ano. Três formações estão sendo oferecidas nesta sexta edição da Mostra: Documentando, Poema em Movimento e Poesia Pajeuzeira. Os interessados devem fazer a inscrição no site https://poesianatela.com.br/. Atenção que os períodos são diferentes. A Oficina Documentando é possível se inscrever até amanhã (08.04) e as outras duas até o dia 13 de abril.
Documentando vai introduzir quem estiver participando da formação no universo da realização documental em vídeo, abordando questões técnicas e estruturais. Poema em Movimento: os caminhos da Videopoesia é uma oficina que une literatura e imagem audiovisual. Entre as atividades, haverá exibição de obras audiovisuais, debates e um exercício prático. A terceira oficina é Um Passeio pela Poesia Pajeuzeira que abordará “os diversos estilos poéticos que correm no leito do Rio Pajeú, entre eles: a trova, a sextilha, a setilha e a décima”, explicou a coordenadora pedagógica do evento Amanda Ramos. Todas as formações têm metade do número de inscrições reservada para os moradores de Tabira.
Poesia na Tela – A Mostra de Cinema Poesia na Tela está em sua sexta edição, mas é a primeira vez que está sendo feita de forma remota por conta da pandemia da covid-19. As outras edições foram realizadas no município de Tabira, sertão pernambucano. Durante os três dias de realização do evento, será possível conferir os filmes selecionados no site https://poesianatela.com.br/
Para selecionar os filmes que serão disponibilizados via streaming de 21 a 23 de abril, a curadoria é feita levando em consideração três aspectos. Filmes que tenham ligação com a poesia, ou documentam vida de poetisas e poetas ou são inspirados em poesia das pessoas do Sertão do Pajeú. Produções realizadas em oficinas de eventos audiovisuais da região, a exemplo da Mostra Pajeú do Cinema, o Festival de Cinema de Triunfo e No Meu Terreiro tem Arte.
“E outro ponto para a curadoria são as produções que foram feitas aqui, filmes que não têm ligação direta com a poesia, mas contam a história da região. Um exemplo é o Bem Virá, um longa-metragem de Wilma Queiroz, de Afogados da Ingazeira, primeiro longa dirigido por uma mulher aqui no Sertão”, explicou o coordenador da Mostra Poesia na Tela, Devyd Santos. Os filmes selecionados serão divulgados a partir do dia 14.
Serviço
Mostra de Cinema Poesia na Tela
21 a 23 de abril de 2021
Inscrições gratuitas para as oficinas da Mostra https://poesianatela.com.br/
Oficina Documentando
Público-alvo: Pessoas interessadas em audiovisual a partir dos 16 anos. Não é necessário ter experiências prévias.
Carga horária: 21h
Vagas: 50, sendo 25 destinadas a residentes em Tabira/PE e 25 para o público em geral.
Período de Inscrição: 06 a 08 de Abril
Divulgação de Selecionades: 09 de Abril
*Realização da oficina: pelas plataformas classroom e meet.
Oficina Poema em Movimento: os Caminhos da Videopoesia
Público-alvo: Estudantes, poetas, artistas, educadoras/es e demais pessoas interessadas em como relacionar poesia e imagem audiovisual. A partir de 14 anos.
Carga horária: 4h
Vagas: 25, sendo 13 destinadas a residentes em Tabira/PE e região do Pajeú; e 12 para o público em geral.
Período de Inscrição: 08 a 13 de Abril
Divulgação de Selecionades: 17 de Abril
Realização da oficina: 21 e 22 de abril, das 19h às 21h, pela plataforma meet.
Oficina Um Passeio pela Poesia Pajeuzeira
Público-alvo: Pessoas interessadas em poesia e com idade a partir dos 12 anos.
Carga horária: 2h
Vagas: 20, sendo 10 destinadas a residentes em Tabira/PE e região do Pajeú; e 10 para o público em geral.
Período de Inscrição: 08 a 13 de Abril
Divulgação de Selecionadas: 17 de Abril
Realização da oficina: 23 de abril, das 14h às 16h, pela plataforma meet.