fbpx

E os planos para a Páscoa 2021, como andam?

Fim da fase de quarentena rígida em Pernambuco e uma notícia que parecia a virada de ano: dia 1º de Abril e a reabertura do comércio. Pelo movimento nos shoppings e centros comerciais hoje, parece mesmo que o ano começou para o comércio.  Obviamente todos correram para fazer as compras da Páscoa, correto? Bom, não tão óbvio assim. Mas o movimento superaqueceu em alguns setores, hein?

Sabemos que alguns setores não terão tempo hábil para se recuperar até o domingo de páscoa e conseguir aumentar o faturamento para cobrir as despesas, mas, enquanto isso, outros setores estão superaquecidos como é o caso do setor de alimentos de chocolate, típicos do período, e outros itens tradicionais na culinária do feriado religioso, como peixes, crustáceos e vinhos. 

O PROCON-PE realizou uma pesquisa na Capital pernambucana e pôde identificar um fator que serve de alerta para os consumidores ficarem ligados e pesquisarem antes de comprar: a diferença de preços em determinados itens básicos deste período chega até a 100% de diferença de um estabelecimento para o outro. Seguem alguns exemplos de itens que foram avaliados:  Em um lojista o leite de côco custa R$ 15,00 e em outro estabelecimento, o mesmo produto sai por R$ 5,90. Quando o assunto é peixe,as as maiores diferenças de preço foram identificadas entre a posta de salmão (154,40% de diferença de uma loja para outra, e a bebida mais pedida para o feriadão e que combina com esse cardápio, claro, não pode ficar de fora, e uma garrafa de vinho branco chegou a apresentar uma diferença de quase 120%. Bem, diante desse cenário, deixamos aqui o alerta: pesquisem bem antes de fazerem suas compras. 

Bom, é melhor finalizar esse bate-papo de hoje para não aumentar o apetite dos leitores e deixá-los salivando pensando nos cardápios. Bom, mas antes de ir embora, sempre vale reforçar a dica para que, se você não tem problema em comemorar comendo aquele chocolate depois que o feriado acaba, também está valendo dar uma passadinha no seu lojista preferido naquela segundona pós pascoa e aproveitar para garantir bons descontos. E ao final, não se esqueçam de não aglomerar até tudo isso passar!

Um grande abraço e até a próxima semana.

Samara Sarmento
Mestre em Economia pela UFPE, Bacharel em Administração, com especialização em Gestão de Marketing. Docente do IFPE, atuando nas áreas de Gestão, Negócios, Finanças e Economia Local. @samarasarmento

Deixe seu comentário