fbpx

COLUNA DA SEMANA: O desafio de Geraldo Julio durante a quarentena.

Em meio ao furacão da segunda onda da pandemia, onde as medidas restritivas se fazem necessárias para desafogar o sistema de saúde, mas descem como remédio amargo no setor econômico, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio tem a missão de buscar manter o prumo da economia de Pernambuco, que mesmo diante de um ano de 2020 quase perdido, o governo pernambucano conseguiu manter um bom resultado do PIB estadual.

A missão de Geraldo já começou a ser executada, dialogar com o setor produtivo para que haja entendimento claro sobre a necessidade das medidas restritivas e oferecer incentivos do governo para poder passar por 10 dias de restrição das atividades econômicas não essenciais. O governo de Pernambuco tem tentado poupar o secretário do fronte de críticas em relação à quarentena imposta na segunda onda da Covid-19. O governador Paulo Câmara tem assumido a responsabilidade e liderança desse processo difícil para todos, mas com a experiência da primeira onda do coronavírus e com muito trabalho do seu secretariado, em especial o secretário de Saúde, André Longo.

Geraldo, recém chegado a uma gestão que já conhece, busca concentrar esforços para o momento pós restrições e por hora, se inteira por completo da pasta que assumiu das mãos do ex-secretário Bruno Schwambach, que vinha tendo a missão de ser mensageiro de medidas indesejadas durante a pandemia. A ideia é não envolver Geraldo Julio nessas situações para não atrair rejeição sobre sua imagem e poupá-lo para uma fase mais favorável a fim de que seu nome seja fortalecido para a disputa ao governo de Pernambuco em 2022.

Em poucos meses à frente da pasta, Geraldo já mostrou posicionamentos estratégicos para um bom andamento. Capitaneou o encontro por parte do Governo do Estado em diálogo com o Governo Argentino para a instalação de um hub logístico da Argentina para o Nordeste no Porto de Suape, reafirmando o legado de Suape como porta de desenvolvimento econômico do estado de Pernambuco. De forma inovadora, firmou parceria com a Uber para conceder 10 mil viagens gratuitas à população, garantindo a ida e volta de casa até os pontos de vacinação, mostrando que não está distante do tema pandemia. Além disso, abriu diálogo com a presidência da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Alepe e com o Movimento Pró-Pernambuco, caminhos necessários para destravar medidas de incentivos econômicos no estado.

Os caminhos são desafiadores para o Desenvolvimento Econômico em Pernambuco, mas Geraldo já demonstrou ter envergadura suficiente para pavimentar esses caminhos e fazer deles um norte para a eleição de 2022, onde poderá chegar com carta na manga pra reafirmar a continuidade do projeto político do PSB.

Corrida das Vacinas
Como já havíamos adiantado em uma análise política, a busca por vacinas tem sido um meio de buscar protagonismo político, na corrida estão os prefeitos João Campos (Recife), Anderson Ferreira (Jaboatão dos Guararapes) e Miguel Coelho (Petrolina). O objetivo é claro, servir de “case” político na superação para a pior crise de saúde já enfrentada. Quem ganha com isso é a população, que vê nessa disputa um caminho para se livrar de vez dessa pandemia através da vacinação.

PTB Endireitou
Após a saída de Armando Monteiro do PTB migrando para o PSDB, e agora sob o comando estadual do Coronel Meira, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, anunciou no último sábado (20) que a legenda terá candidato a governador em Pernambuco. Resta saber quem será o pretenso candidato da chapa que agora deverá ter um viés de direita.

500 Mortes de COVID-19
Caruaru atingiu o número de 500 mortes pelo Covid-19, nas redes sociais a prefeita Raquel Lyra se manifestou sobre as mortes e tentou sensibilizar a população pedindo cuidados.

Santa Cruz do Capibaribe
A classe política de Santa Cruz do Capibaribe se posicionou nesse último final de semana contra um vídeo que vem circulando nos grupos de whatsapp da cidade, pregando o extremismo político e a violência contra o prefeito Fábio Aragão. Todos os grupos políticos da cidade, seja oposição ou situação, condenaram essa conduta que não tem nada de democrático e beira o autoritarismo.

Tem Live Quarta
O cientista político e advogado Felipe Ferreira Lima irá comandar nessa quarta-feira (24), a partir das 19:30, mais uma Live Novo Contexto. A convidada dessa edição é a deputada federal pelo PT, Marília Arraes. E você é o nosso convidado para acompanhar tudo pelo perfil do Instagram do Blog. Tá imperdível!

Ivan Bulhões
Caruaru e Pernambuco perderam um dos grandes nomes da imprensa e da radiodifusão. Aos 91 anos de idade, Ivan Bulhões faleceu na noite de sábado (20), vítima de complicações de um AVC sofrido no dia 07 de março. Ivan Bulhões foi um dos responsáveis por tornar conhecido o forró de Caruaru. A classe política de Caruaru lamentou a morte do radialista nas redes sociais, entre eles: Tony Gel, Erick Lessa, Laura Gomes, Zé Queiroz, Raquel Lyra e Wolney. Essa coluna manifesta um profundo pesar pela perda de um dos grandes comunicadores da cidade.

Hugo Sousa
Comunicólogo Publicitário
Idealizador do Blog Novo Contexto

Deixe seu comentário