Câmara homenageia secretário Vital Florêncio e aprova projetos voltados à transparência e ao desenvolvimento urbano

A homenagem a Vital Florêncio foi proposta pelo vereador Cabo Cardoso (Avante), que destacou o “discernimento e sabedoria do prefeito Rodrigo Pinheiro” em nomeá-lo para a pasta. A fala foi acompanhada por diversos vereadores, que endossaram os votos de aplausos.

Em sua fala, o secretário agradeceu a honraria e ressaltou o papel coletivo da gestão pública: “Para desempenhar esses cargos [públicos] nós precisamos ter o dom de servir. De servir ao povo. Quero dividir essa honraria com todos vocês. Ninguém faz nada sozinho”, afirmou. Ele também apresentou ações em andamento pela secretaria.

Durante a sessão, outros parlamentares destacaram a atuação do homenageado. O vereador Silvio Nascimento (PL) citou sua experiência de mais de dez anos com Vital Florêncio e destacou sua “sensibilidade e competência na gestão pública”. Já o vereador Raminho Xavier (PSD) também se somou aos elogios e aproveitou para registrar a passagem de três datas importantes: o Dia da Abolição da Escravatura, os 63 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caruaru e o Dia de Nossa Senhora de Fátima.

Projetos aprovados incluem doação de área para o aeroporto e regulação do uso de IA

Na Ordem do Dia, todos os projetos colocados em votação foram aprovados. Entre eles, o Projeto de Lei n.º 10.104/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a doação de logradouros públicos ao Governo do Estado para a ampliação e requalificação do Aeroporto Oscar Laranjeira. As vias desafetadas não possuem tráfego de veículos ou pedestres, e a cessão da área vai viabilizar melhorias estruturais no terminal aeroviário.

Dois projetos de resolução da Mesa Diretora também foram aprovados:

  • Projeto de Resolução n.º 785/2025, que aprova o Guia de Boas Práticas de Inteligência Artificial (IA) Generativa na Câmara Municipal de Caruaru.
  • Projeto de Resolução n.º 786/2025, que regulamenta a aplicação da Lei de Acesso à Informação no âmbito do Legislativo Municipal.

Ainda foram aprovadas diversas honrarias, como medalhas de mérito e títulos de cidadania caruaruense, propostas pelo vereador Anderson Correia (PP), destinadas a Ingrid Zanella Andrade Campos, Ranieri Coelho Benjamim da Silva Júnior e Fabiano Ferreira Barbosa.

Grande Expediente aborda políticas públicas e homenagens

Durante o Grande Expediente, o vereador Jorge Quintino (PODE) apresentou um anteprojeto de lei para a criação do Cartão Cidadão do Trabalhador por Aplicativo, iniciativa que visa garantir isenções em cursos de capacitação e acesso a outros benefícios. O objetivo é valorizar e dar mais dignidade a esses trabalhadores.

O vereador Edilson do MST (PT) repercutiu a morte do ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, símbolo da esquerda latino-americana, e também comentou a inauguração do Hospital da Mulher de Caruaru, entregue após 12 anos de atraso. A unidade está localizada ao lado da UPA Estadual, na Avenida José Rodrigues de Jesus.

Extraordinária

A sessão foi encerrada com a convocação imediata da 5ª Sessão Extraordinária, na qual foi concluída, com aprovação unânime, a votação em segunda discussão do projeto que autoriza a doação de área ao Governo do Estado para a ampliação do Aeroporto Oscar Laranjeira.

Deixe seu comentário