Lula demite Cida Gonçalves e nomeia Márcia Lopes no Ministério das Mulheres

Nomeação marca mais uma mudança na Esplanada e mantém a pasta sob comando do PT

Márcia Lopes é a nova Ministra das Mulheres. Ela substitui Cida Gonçalves, que deixou o cargo após dois anos e quatro meses de gestão. A nomeação foi confirmada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (6), por meio das redes sociais, após cerimônia de posse realizada no Palácio do Planalto com a presença da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e da própria ex-ministra Cida. Márcia Lopes é assistente social, professora universitária e ex-ministra do Desenvolvimento Social, além de ser integrante histórica do Partido dos Trabalhadores (PT), legenda à qual a pasta segue vinculada.

A mudança no Ministério das Mulheres ocorre dentro de um contexto de reformulação na Esplanada dos Ministérios promovida pelo presidente Lula desde o início de 2025. Já foram substituídos os titulares da Secretaria de Comunicação Social — com a saída de Paulo Pimenta e entrada de Sidônio Palmeira —, do Ministério da Saúde — com a realocação de Alexandre Padilha no lugar de Nísia Trindade — e do Ministério das Comunicações, após o afastamento de Juscelino Filho, denunciado pela PGR. Para a vaga de Padilha, Lula nomeou Gleisi Hoffmann, o que reforça o protagonismo da direção nacional do PT no governo.

O Ministério das Mulheres foi recriado na atual gestão após ter sido extinto no governo anterior, quando as ações relacionadas ao tema foram concentradas no Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Com a nomeação de Márcia Lopes, o governo busca dar continuidade à política de fortalecimento institucional da pauta de gênero, com foco em ações voltadas à proteção dos direitos das mulheres, promoção da igualdade e enfrentamento à violência. A mudança não altera a linha política da pasta, mas indica um novo momento na condução estratégica da área.

Com colaboração da CNN e G1 – Foto: Ricardo Stuckert/PR

Deixe seu comentário