Crianças são protagonistas na Área PIPA, espaço pensado para a infância no Condomínio Recanto das Laranjeiras que faz parte do Minha Casa, Minha Vida
As crianças do Condomínio Recanto das Laranjeiras, em Caruaru, agora têm um espaço pensado especialmente para elas. A Área PIPA, desenvolvida pelo Instituto Primeira Infância Plantar Amor (PIPA) em parceria com a Viana & Moura, foi projetada para estimular aprendizado, convivência e protagonismo infantil na organização e preservação do ambiente.
As residências do Recanto das Laranjeiras foram subsidiadas pelo Minha Casa, Minha Vida e pelo programa Morar Bem, do governo de Pernambuco. A entrega oficial aconteceu nesta segunda- feira (10), com a presença do Ministro das Cidades do Brasil, Jader Filho, da vice-governadora Pricila Krause , do empresário Pedro Ivo Viana Moura e do diretor-executivo do Instituto PIPA, Rogério Morais.
“Esse é um dia feliz, porque quando trabalhamos junto com o governo estadual, federal e municipal, conseguimos realizar o sonho da casa própria e ainda gerar emprego e renda”, afirmou o ministro.
O diretor executivo do Instituto PIPA, Rogério Morais, destacou que a criação do espaço atende a uma necessidade dos próprios moradores e reflete um compromisso com a qualidade de vida no território.”Esse investimento não apenas atende a uma demanda expressa pelos próprios moradores da região, mas também reflete uma visão de urbanidade e preocupação em tornar o território um lugar melhor para todos conviverem e desfrutarem de uma melhor qualidade de vida”, afirmou Morais.
O projeto da Área PIPA foi inspirado na iniciativa internacional Urban95, promovida pela Fundação Bernard van Leer, que busca incluir a perspectiva das crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, na mobilidade e nos serviços públicos. A ideia é garantir que as cidades sejam pensadas para todas as idades, estimulando um ambiente seguro, inclusivo e propício ao desenvolvimento infantil.
Segundo Morais, o espaço foi cuidadosamente projetado para que a brincadeira seja uma experiência de aprendizado e cidadania. “A Área PIPA é um local onde a brincadeira se transforma em aprendizado e cidadania. Aqui, as crianças podem sugerir melhorias, criar novas atividades e ajudar na organização do espaço, promovendo um senso de pertencimento e colaboração”, explicou.
Para fortalecer a participação ativa das crianças na manutenção da Área PIPA, o condomínio criou o programa Criança Guardiã da Área PIPA. A partir dos quatro anos de idade, os pequenos podem se candidatar ao cargo de guardiões do espaço. Com o auxílio de seus responsáveis, participam de uma votação e assumem a missão de proteger e organizar a área, além de propor atividades que incentivem a interação e a diversão. “Na Área PIPA, brincar e cuidar andam juntos! O espaço incentiva valores como respeito, inclusão e preservação do meio ambiente, além de garantir que a infância seja vivida com alegria e segurança”, destacou Morais.