fbpx

Caruaru consolida conquistas históricas para as mulheres em 2024

Secretaria de Políticas para Mulheres divulga balanço com resultados positivos na qualificação profissional, empreendedorismo e combate à violência

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), encerra 2024 com avanços significativos na promoção da cidadania, autonomia econômica e proteção das caruaruenses. As iniciativas implementadas ao longo do ano impactaram diretamente milhares de mulheres e famílias no município, reforçando a importância das políticas públicas voltadas para a equidade de gênero.

O ano foi marcado por inovações importantes, como a inauguração do Centro de Qualificação Profissional para Mulheres de Caruaru (CQP), em fevereiro, com a presença da Ministra da Mulher, Aparecida Gonçalves, e a reinauguração da Casa da Mulher Artesã, no Alto do Moura, em março. Em junho, o Núcleo Integrado dos Oficiais de Justiça (NIOJ) passou a fortalecer a articulação de serviços de apoio às mulheres em situação de violência.

Entre os equipamentos da secretaria, o Centro de Referência Maria Neuma da Silva Lira foi responsável por 5.212 atendimentos, oferecendo apoio psicológico, social e jurídico a mulheres em situação de violência. Além disso, o programa “Maria da Penha Vai às Escolas” impactou diretamente 2.069 estudantes, promovendo atividades educativas em 25 unidades escolares e fortalecendo a prevenção à violência desde a base.

As coordenações especializadas da SPM também desempenharam um papel fundamental, atendendo 7.246 pessoas em projetos voltados para diferentes perfis, incluindo mulheres negras, com deficiência, empreendedoras, jovens e idosas. As ações também alcançaram mães atendidas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), com a realização de mais de 200 formações e oficinas em 17 unidades.

Na área da saúde e bem-estar, a SPM realizou 1.800 atendimentos psicológicos, jurídicos e socioassistenciais por meio do Balcão de Atendimento à Mulher.

Outro grande destaque de 2024 foi o avanço na geração de renda e inclusão profissional das mulheres. No CQP, foram realizadas 86 oficinas e 35 cursos, qualificando mais de 1.300 mulheres. Já no Programa Mulheres Empreendedoras, houve 21 formações continuadas e 26 feiras e eventos ao longo do ano, gerando um faturamento superior a R$ 140 mil.

“O compromisso da gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro com as mulheres é um avanço inegável para a consolidação das políticas voltadas para as mulheres em nosso município. Graças a esse esforço, conseguimos firmar parcerias e garantir recursos para a realização de ações e programas efetivos na garantia dos direitos das mulheres. Caruaru segue sendo referência nacional em cidadania, autonomia econômica e no enfrentamento à violência contra as mulheres”, destaca Luana Marabuco, secretária de Políticas para Mulheres de Caruaru.

Deixe seu comentário