A Terapia ABA é uma ciência, também conhecida como “Applied Behavior Analysis”, que trabalha observando, realizando, repetindo e estimulando esforços positivos do paciente autista. Ela é definida como “Análise do Comportamento Aplicada” e um dos principais objetivos desta terapia, é que o paciente autista consiga adquirir independência em suas ações.
O atendimento das técnicas usadas na Terapia ABA tem sido bastante relevantes, com resultados comprovados cientificamente, principalmente em relação aos diagnósticos do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Mas, vale salientar que tal terapia pode ser aplicada para qualquer paciente e em qualquer idade.
Importante frisar que uma característica que comumente se apresenta no TEA é a dificuldade da criança em interagir com outros, além das disfunções de comunicação oral, e a ABA tem trazido bons resultados quanto a isto. Embora muitas vezes as pessoas, tanto adultos como crianças, possam apresentar diferentes tipos de comportamentos, a terapia ABA tem sido extremamente positiva em todos eles, e é exatamente por conta dos resultados excelentes que os médicos têm indicado tal terapia para os seus pacientes autistas.
A Terapia ABA pode ser indicada para todos os tipos de autismo, independente do grau de suporte, pois seu método visa o ensinamento individualizado e intenso, onde os exercícios vão gerar a aprendizagem para funções significativas de acordo com as necessidades de cada paciente.
Além disso, o método foi feito pensando não somente nos profissionais da saúde que vão aplicar, mas também nos pais e professores das crianças com o espectro autista os quais passam por Treinamento de Pais com os próprios terapeutas do seu filho.
Como se sabe, o TEA apresenta uma série de características peculiares que podem ser modificadas de pessoa para pessoa. E é por isso, que as intervenções de tratamento também precisam ser diversificadas a fim de atender cada paciente com o grau de precisão que ele precisa, e a ABA tem as principais e mais eficiente técnicas e estratégias.
Vale salientar, que os benefícios da Análise do Comportamento Aplicada ABA são relacionados à autonomia e autodesenvolvimento, pois os pacientes, durante o desenvolvimento da terapia, conseguem ter melhorias consideráveis no que diz respeito à comunicação. Desse modo, contribui de modo significante para processos mais independentes no dia a dia, o que tem feito a diferença na vida de inúmeras famílias e pacientes.
No entanto, para que os benefícios sejam vistos com mais rapidez, é importante que a técnica continue sendo trabalhada para além do ambiente do consultório. Os profissionais que comumente aplicam a terapia ABA precisam ser habilitados por cursos para “Aplicador ABA”, além de terem suas especialidades específicas como é o caso do psicopedagogo, neuropsicopedagogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo e outros.
Se você é profissional e deseja ser aplicador ABA, basta acessar a Plataforma www.psicopecursos.com e fazer meu curso de 140 horas.
Simone Freitas
Psicopedagoga. Especialista em neuropsicopedagogia. Aplicadora ABA e DENVER II. Palestrante. Supervisora e mentora de psicopedagogos. Fundadora do Psicopedagogiando PE. Diretora de Mobilização Distrital do sindicato de Psicopedagogos do Brasil (Caruaru/Belo Jardim/PE).
Matéria revisada por: Adeilza Ramos – Pedagoga
Meu canal no Youtube:
Meu instagram:
@psicopedagogasimone
@psicopedagogiandope
Meu site:
Minha plataforma de cursos: