fbpx

3 filmes para você conhecer as bandas de Pífanos de Pernambuco

Quem ama o Nordeste já deve ter ouvido o som único do pife (ou pífano), flauta de som intenso que compõe a estética do nosso forró raiz. E se você, leitor, conhece pouco dessa sonoridade única, reunimos aqui três filmes que retratam a força das bandas de pífano pernambucanas.

Bandas de pífano são conjuntos de percussão e sopro, geralmente formados por dois pífanos, uma caixa, um bombo, um surdo e um tambor. Essa composição faz parte das raízes culturais nordestinas. Tanto é que em Pernambuco, atualmente, as bandas de pífano aguardam a conclusão de análise para se tornarem Patrimônio Cultural Imaterial.  Para você entender esse valor cultural, conheça três documentários que mostram como o pife se faz tão marcante na musicalidade brasileira.

Pipoca Moderna

Pipoca Moderna é um road movie que acompanha Sebastião Biano, um dos fundadores da Banda de Pífanos de Caruaru, em uma viagem às suas raízes musicais, na Capital do Forró. Nesse documentário, o músico revisita algumas das primeiras composições e improvisa com instrumentistas da nova geração, como o pianista Amaro Freitas e o flautista e saxofonista Henrique Albino. A produção é dirigida pelo cineasta Helder Lopes. Você pode assistir ao filme gratuitamente no Looke.

O Avião tá de parabéns

Este documentário registra o encontro do multi-instrumentista Egberto Gismonti e do mestre João do Pife, dois gigantes da música brasileira. Numa ponta, música clássica; na outra, o forró. Trata-se do registro de uma troca de vivências musicais, em que esses dois amigos tocaram juntos pela primeira vez, 20 anos depois de se conhecerem. Um filme que vale a pena por mostrar como a sonoridade do pife inspira diferentes experimentações musicais. O longa é dirigido por Geraldinho Magalhães. Você pode assistir no Now ou no Vivoplay.

Xingu Cariri Caruaru Carioca

Essa é uma verdadeira viagem musical. Nesse documentário, o instrumentista Carlos Malta traça as origens e os usos do pife, entrevistando músicos do Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba e Ceará, chegando até a região do Alto Xingu. Em terras pernambucanas, o músico retrata as vivências de ícones como João do Pife, Edmilson do Pife e da Banda Zé do Estado. Dirigido por Beth Formaggini, o filme venceu a mostra competitiva nacional do Festival In-Edit Brasil 2016. Assista no YouTube ou Looke.

Esperamos que essa lista sirva para incrementar sua lista de filmes para maratonar, além de enriquecer seu conhecimento sobre as sonoridades brasileiras.

Gostou desse conteúdo? Favorite o link, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando a coluna Cena Cultural.

1 comentário em “3 filmes para você conhecer as bandas de Pífanos de Pernambuco”

Deixe seu comentário