Mais da metade dos brasileiros usam IA na hora de fazer compras, aponta Relatório do Varejo 2025

Mais da metade (52%) dos brasileiros usaram ChatGPT ou outros assistentes de inteligência artificial (IA) para auxiliar nas compras nos últimos 12 meses, um aumento de 52% em relação ao ano anterior. Entre esses consumidores, 18% recorreram à tecnologia pela primeira vez no último ano. É o que revela o Relatório do Varejo 2025 da Adyen, principal provedora de tecnologia de pagamentos para grandes empresas do país.

Os consumidores que já usaram IA nas compras afirmam que a tecnologia contribui com a escolha de produtos, como roupas, refeições e outros (74%). Além disso, 72% gostariam de encontrar marcas e experiências de compra diferentes dessa forma, enquanto 70% estariam dispostos a fazer aquisições via IA no futuro.

Mais de dois terços (77%) dos que usam IA notaram que os varejistas estão adotando a solução para recomendar produtos e 70% afirmam que as marcas que consomem já incorporaram ferramentas de busca impulsionadas pela tecnologia. O estudo global foi realizado com mais de 41 mil consumidores e 14 mil varejistas, em 28 países. No Brasil, foram 2 mil consumidores e 500 empresas.

Boomers e geração X lideram o crescimento da adoção de IA

O uso de IA na experiência de compra está crescendo em popularidade em todas as faixas etárias no Brasil. A tecnologia já é protagonista entre a Geração Z (16 a 27 anos) e os Millennials (28 a 43 anos), com 60% e 62% dos consumidores, respectivamente, afirmando que usam IA durante sua jornada de compras — um crescimento de 42% e 46% nos últimos 12 meses*.

No entanto, os Baby Boomers (60 a 78 anos) representam a geração que mais cresceu em adoção da IA para compras, com um salto de 135%. Em seguida vem a Geração X (44 a 59 anos), com aumento de 66%. Apesar do crescimento expressivo, apenas 26% das pessoas com 60 anos ou mais afirmam usar a IA durante as compras. Entre a Geração X, a adesão chega a 46%.

“Os consumidores estão adotando a IA em um ritmo sem precedentes à medida que descobrem como essa tecnologia está transformando a experiência de compra”, comentou Renato Migliacci, Vice Presidente de Vendas da Adyen Brasil. “É provável que estejamos entrando em uma era em que a IA pode atuar como nosso próprio estilista pessoal, selecionando roupas sob medida para gostos e preferências individuais. As divisões demográficas de nossa pesquisa chamam atenção, especialmente vendo como as gerações têm integrado a tecnologia em seus hábitos de compra.”

Varejistas buscam crescimento com IA

Entre os varejistas, a adoção da IA também ganha força. Quando questionados sobre como planejam aumentar a receita em 2025, quase metade (48%) dos entrevistados brasileiros disse que investiria na tecnologia para apoiar suas atividades de vendas e marketing. Outros 42% planejam usar IA para inovação de produtos.

“A IA não é mais vista como uma aposta futura – é uma necessidade imediata para empresas e consumidores”, comenta Migliacci. “Lançamos recentemente o Adyen Uplift, uma solução com IA para otimizar pagamentos, melhorar taxas de conversão, simplificar o gerenciamento de fraudes e reduzir o custo dos pagamentos”.

Segundo o executivo, ao adotar a IA de forma estratégica, os varejistas podem oferecer uma experiência superior ao cliente. “Está claro por que a IA assumiu o primeiro lugar como o facilitador de crescimento mais citado para 2025. Com IA nos pagamentos, por exemplo, transações legítimas são otimizadas e aceleradas, enquanto transações fraudulentas são rapidamente identificadas.”

Além da IA, comércio unificado ainda é fundamental

Mesmo com o avanço do digital, as lojas físicas seguem relevantes na preferência dos consumidores. Elas são o canal favorito de 24% dos brasileiros, contra 39% que preferem comprar online. Os principais motivos para a escolha da loja física são: o desejo de ver e tocar o produto antes da compra (45%), experimentar os itens (40%), e a possibilidade de sair do local já com o produto em mãos (33%).

O Relatório do Varejo 2025 da Adyen também destaca que os consumidores esperam uma experiência fluida e multicanal. Dentre os entrevistados, 64% esperam poder comprar de uma mesma marca em diferentes pontos de contato, como redes sociais, aplicativos e e-commerce. Inclusive, mais da metade (55%) afirmou que já utiliza redes sociais para realizar compras.

Embora o investimento em novas tecnologias seja bem-vindo, apenas 48% dos varejistas brasileiros afirmam já permitir uma jornada de compra e transações integradas entre canais online e offline. Outros 15% planejam fazer isso nos próximos 12 meses. A mesma proporção (15%) disse que planeja criar experiências exclusivas para os clientes nas lojas físicas.

Fonte: E-commerce Brasil

Deixe seu comentário