A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) usou o twitter neste domingo (18/02) para criticar fala do presidente Lula sobre a comparação das ações do governo de Israel na Faixa de Gaza com o holocausto realizado por Hitler.
Lamento profundamente o comentário feito hoje pelo presidente Lula. Comparar a guerra atual ao Holocausto, no qual 6 milhões de judeus foram sistematicamente assassinados pelo regime nazista, é errado e irresponsável. Precisamos sim de um cessar-fogo urgente na Palestina e da…
— Tabata Amaral (@tabataamaralsp) February 18, 2024
A ação dissidente é vista pela frente ampla que dá sustentação ao governo do presidente, como um ato de ataque. Mas pode ser considerado também um aviso a Lula se decidir subir no palanque de Guilherme Boulos (PSOL) durante a disputa pela prefeitura de São Paulo, tanto Boulos como Tabata (PSB) são pré-candidatos ao executivo da capital paulista.
O gesto também pode ser compreendido como um aceno ao eleitorado paulistano, à comunidade israelita, detentora de uma parcela do empresariado no município de São Paulo. Tabata não possui traços políticos da esquerda radical, ela aponta para uma centro-esquerda, tais posicionamento podem posicioná-la em outros campos do eleitorado.
Vale ressaltar que não é a primeira vez que Tabata insurge em críticas ao presidente, ela deu entrevista ao “Estadão”, em Junho de 2023, e afirmou estar “frustrada” com algumas ações do atual governo, como liberar emendas do “orçamento secreto” para o Centrão.
Foto: Reprodução do Youtube