A eleição da mesa diretora da Câmara dos Deputados revelou uma figura independente e com força para alcançar os espaços além do compromisso partidário, que limita muitas vezes a ação parlamentar dos políticos em Brasília. Em um ato ousado, Marília Arraes testou na Câmara e obteve um resultado positivo do seu legado político conquistado na eleição municipal do Recife em 2020, à revelia de seu partido que de última hora retirou o apoio à deputada na disputa de uma das vagas da mesa diretora da câmara federal, testando os limites e tensionando ainda mais o relacionamento.
Em nota oficial da última semana, Marília passou o fio diretamente para a ala do PT que sempre resistiu ao seu nome. Deixou bem claro que: é de esquerda e é PT, mas expôs a ferida já existente, abafada pelo calor eleitoral da eleição municipal do Recife, mas que agora sangrou essa ferida na escolha de um representante petista na mesa da câmara federal. A saída do PT do governo Paulo Câmara sob a justificativa da utilização de força bruta pelo bloco do prefeito João Campos, com essa eleição da mesa diretora da Câmara, revela a fraqueza da narrativa e tentativa do partido dos Trabalhadores em figurar novamente o plano majoritário nacional, tendo que se desprender de alianças que atrapalhem os planos maiores do partido.
O mesmo Lula e Haddad que confirmaram a candidatura de Marília para prefeita, se envolveram ou se omitiram para enfraquecer Marília na Câmara, como relatou a deputada em nota. O tiro saiu pela culatra, Marília foi eleita e bem votada 2ª secretária da mesa diretora da Câmara dos Deputados, além de aparentar independência. A deputada não dá sinais de que pretende ajudar o partido no estado a alavancar o projeto nacional do PT e isso pode ser um dos motivos para não ter tido o apoio na Câmara.
Durante o segundo turno do pleito municipal, Marília surpreendeu a todos em uma aliança com o prefeito eleito de Jaboatão e presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, ideologicamente distantes, mas com um objetivo em comum, a formação de um novo bloco de oposição ao PSB. Sem contar nos acenos dos últimos dias para a prefeita Raquel Lyra, futura presidente do PSDB estadual e forte nome para disputar o governo do estado. A deputada com certeza não vai querer perder o capital político conquistado em Recife, mesmo aparentando uma propensa candidatura à reeleição em 2022, Marília deixa claro que tem vida própria e quer participar da costura oposicionista para o governo do estado. Resta saber se vai ser com o PT ou em outro partido.
SILVINHO NA RELATORIA
Um dos projetos considerados prioritários para o Governo Federal, com o intuito de fortalecer a economia sem intervenção estatal será o projeto que dá autonomia ao Banco Central. O relator do projeto na Câmara é o deputado federal pernambucano Silvio Costa Filho, do Republicanos, que já apresentou relatório prévio favorável à aprovação.
2022 VAI SER DISPUTADO
As próximas eleições de 2022 para deputado estadual em Caruaru prometem ser uma das mais disputadas da história. Tony Gel (MDB), Delegado Lessa (PP) e José Queiroz (PDT) são candidatos naturais ao pleito, Laura Gomes (PSB) agora como deputada tentará também abocanhar parte do eleitorado caruaruense. Por fora correm Priscila Krause (DEM), Silvio Nascimento (PSC) e Raffiê (PSD), sem contar com aqueles que surgem em cima da hora e com novos nomes dos grupos históricos que podem surgir. Vai ser disputado.
REFORÇO NA SEGURANÇA
O governador Paulo Câmara tem demonstrado sensibilidade com a segurança pública no estado, mesmo em tempos de pandemia onde foi necessário um ajustamento orçamentário para as demandas da COVID-19, anunciou a convocação de quase dois mil aprovados em concursos de segurança pública, entre policiais militares, delegados, bombeiros, médicos legistas e auxiliares peritos, essa convocação representa um importante reforço na segurança em quadros que ainda estão defasados.
AME ANIMAL
A banca animalística da Câmara de Vereadores de Caruaru, formada por Anderson Correia (PP) e Fagner Fernandes (PDT), comemorou a ampliação do horário de atendimento da AME Animal, uma demanda já solicitada pelo vereador pedetista na legislatura anterior e reforçada por ambos em requerimentos na atual legislatura.
DESAFIO
O secretário da recém criada Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transportes de Caruaru (ex-Destra), Diogo Bezerra não terá vida fácil, ele tem o desafio de gerar as mudanças necessárias do gargalo que se tornou o trânsito no centro de Caruaru, principalmente com a volta às aulas e retomada das atividades econômicas.
MOTORISTAS DE APLICATIVO
Na última terça-feira (02), os motoristas de aplicativo protestaram justamente pelas condições do trânsito da cidade, entre as reclamações estão as condições das vias públicas da cidade além de reivindicarem mais segurança para o transporte de passageiros e um ponto de parada na Rua 15 de Novembro, para embarque e desembarque de passageiros.
1 comentário em “COLUNA DA SEMANA: Marília com vida própria.”