fbpx

André de Paula é o 1º entrevistado na série de lives do Blog Novo Contexto

O Blog Novo Contexto vem organizando uma série de lives com personalidades da política nacional. A estreia ocorreu nesta terça-feira (09), com a entrevista do deputado federal por Pernambuco André de Paula (PSD). A live foi comandada pelo mestre em Direito Felipe Ferreira Lima, que também é colunista do blog. Foram colocadas em pauta questões como a conjuntura nacional, o cenário do Poder Legislativo federal e os rumos de Pernambuco.

Esquivando-se de comentar o mérito da recente nulidade das condenações do ex-presidente Lula, o deputado avaliou que, politicamente, o maior beneficiado com a decisão monocrática do ministro Edson Fachin é o atual presidente da República. “Se teve alguém que comemorou esta decisão, foi [o presidente Jair] Bolsonaro”, exclamou. Segundo André de Paula, o fato garante a sobrevivência do discurso da polarização entre direita e esquerda, favorecendo o presidente Bolsonaro, o qual vale-se do sentimento de rejeição ao petismo. Todavia, o deputado opinou que este ambiente empobrece o debate público, pois as emoções tomam o espaço da razão e esvaziam as possibilidades de reflexões acerca de ideias. “Se há uma dicotomia como esta pela frente, tenho certeza que vamos, mais uma vez, perder a chance de passar o Brasil a limpo”, disse. “Eu peço a Deus, com toda energia da minha fé, que não reserve ao nosso país uma eleição polarizada”, complementou.

Para o deputado, os impactos da pandemia deverão ditar as decisões políticas nos próximos meses. Ele criticou a forma que o Governo Federal está enfrentando a pandemia, classificando as recentes afirmações do presidente Jair Bolsonaro como “desrespeitosas” e mencionando a lentidão no processo de vacinação como “incapacidade”. Especificamente sobre o estado de Pernambuco, o deputado sinalizou acreditar que um lockdown seja decretado brevemente pelo governador Paulo Câmara. “Governante com juízo vai ter de decretar lockdown”, sentenciou, afirmando que o colapso no sistema de saúde é iminente. Ao mesmo tempo, ele declarou estar preocupado com os impactos econômicos do fechamento das atividades, levando em consideração as desigualdades sociais e opinando que “não se pode prescindir do auxílio emergencial”.

Ao avaliar a produção legislativa da Câmara Federal em meio à pandemia, o parlamentar afirmou que, com a pandemia, houve um aumento numérico nas atividades, mas uma baixa na qualidade do debate, sobretudo durante o ano passado. Para André de Paula, o deputado Arthur Lira (PP-AL), recentemente eleito presidente da Câmara, possui uma grande habilidade de operação e vem demonstrando que a Casa se debruçará sobre assuntos relevantes, a exemplo da autonomia do Banco Central. Ele ainda analisou positivamente a condução do presidente da Câmara quanto à polêmica em torno da prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ)

Eleições
Presidente do PSD em Pernambuco, André de Paula fez questão de elencar três quadros da legenda que, segundo ele, foram destaques no último pleito municipal: os candidatos a prefeito Allan Carneiro (Santa Cruz do Capibaribe), Júlio Lóssio Filho (Petrolina) e Raffiê Dellon (Caruaru). Entretanto, nenhum dos candidatos mencionados foi eleito e todos tiveram votação média de 15 mil sufrágios.

Quando questionado se a legenda seguirá na base da Frente Popular em 2022, a resposta do parlamentar foi inconclusiva. “É o caminho natural que isso possa ocorrer, mas o processo político é muito dinâmico”, tergiversou. André de Paula também não descartou as especulações de lançar-se candidato ao Senado Federal, reconhecendo que chegar à Câmara Alta seria um grande marco em sua trajetória política.

1 comentário em “André de Paula é o 1º entrevistado na série de lives do Blog Novo Contexto”

Deixe seu comentário