fbpx

Aeroporto de Caruaru: uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento da região

Ocorreu na última quarta-feira (6) na Câmara Municipal de Caruaru a Audiência Pública que tratou do Aeroporto Oscar Laranjeira. Compuseram a mesa o comandante Alessandro Mundin, representando o Grupo Luzarte Estrela, o vice-presidente do Conselho da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Ivan Galvão, e o propositor da audiência, vereador Mano do Som (União Brasil).

A louvável iniciativa do vereador Mano do Som (União Brasil), que sempre tem provocado o debate de temas importantes para a cidade de Caruaru, trouxe ao centro das discussões a falta de investimento contínuo na infraestrutura e segurança desse importante equipamento.

Nos últimos anos o aeroporto voltou a receber voos comerciais, o que reposiciona a cidade na condição de ser vista como uma região promissora para negócios no interior nordestino, algo que sempre esteve na vocação da capital do Agreste. Porém a cidade cedeu protagonismo para municípios como Campina Grande e Petrolina, que possuem aeroportos em funcionamento e crescimento constante.

O prefeito Rodrigo Pinheiro, apesar da gestão municipal não administrar o equipamento, tem demonstrado trabalho e vontade de recuperar esse protagonismo, ao anunciar na última semana a chegada de novos investimentos. A recepção ao empresário CEO do grupo Mateus no Aeroporto Oscar Laranjeiro só foi possível graças ao aeroporto possuir equipamento para operar de dia e em condições climáticas favoráveis.

O que não ocorre durante a noite. Durante o período junino os artistas que vinham de aeronave não tiveram condições de pousar à noite no Oscar Laranjeira. Todos tinham que pousar de dia e fazer com que as aeronaves aguardassem em Recife, encarecendo a logística. Atualmente o aeroporto é administrado pelo Governo de Pernambuco.

O comandante Alessandro Mundin, trouxe informações que contribuíram para evidenciar esse tema. A necessidade de homologação para pousos por instrumentos para que o aeroporto opere mesmo em situações climáticas desfavoráveis, destacou também a necessidade de corrigir o balizamento da pista, por ausência de backup das informações, a fim de que atenda os requisitos da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o que possibilitaria os voos noturnos. E chamou atenção para a falta de segurança na localidade e para o funcionamento da Feira e Curral de Gado na vizinhança, atraindo pássaros para a pista, complicando a vida de pilotos e passageiros.

Caruaru tem condições de recuperar o protagonismo, nas palavras do ilustre Ivan Galvão: “precisamos dar as mãos e acreditar que Caruaru vai continuar se desenvolvendo, ter entusiasmo”. Galvão alertou sobre a perda de oportunidades e investimentos para o município devido a essas limitações. Para ele, as vendas da feira seriam intensificadas devido às conexões com outros estados e facilitaria as viagens de artistas após suas apresentações noturnas, por exemplo. O membro da CDL ainda informou que um dos motivos para o Autódromo Internacional Ayrton Senna ser desativado foi a falta de conexão aérea no município. “Atrair empresários é fundamental para atrair investimentos para a cidade.”

O comandante Alessandro Mundin apresentou dados do funcionamento do Aeroporto João Suassuna na cidade de Campina Grande, na Paraíba. Segundo Mundin, Campina recebeu cerca de 140 mil passageiros em 2022, enquanto Caruaru teve um movimento de cerca de 1.700 pessoas. Já no transporte de cargas, a cidade paraibana movimentou 485 mil quilos.

O Blog Novo Contexto questionou publicamente os presentes sobre a possibilidade de um plano de desenvolvimento a longo prazo envolvendo o aeroporto, município, estado e governo federal, por se tratar de uma ferramenta estratégica para atração de novos investimentos para a cidade, ciente dos avanços que já foram obtidos. Também questionamos a ausência do equipamento no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

O vereador Mano do Som, propositor da audiência, demonstrou expectativas positivas sobre o andamento dos investimentos por parte da governadora Raquel Lyra e do Poder Executivo do município e ressaltou o alinhamento existente entre as esferas municipal, estadual e federal, algo que não víamos à algum tempo na cidade. Resta dar tempo ao tempo para que esse alinhamento se reflita em ações.

O Blog ressalta a importância dessa pauta, pois o potencial aglutinador de investimentos que Caruaru exerce sobre o interior do Nordeste é sem dúvida promissor, mas que carece de um olhar estratégico por todos, não apenas do meio político, que destina recursos para que ocorram os investimentos. O intuito não é apontar responsáveis por falhas, mas enxergarmos um diagnóstico para destravar o crescimento tão desejado em nossa cidade.

Deixe seu comentário